Francisco Nunes Correia


Perfil

Professor Catedrático


Sala: 1.59
Tel.: (21) 841 8159
e-mail: fnc@civil.ist.utl.pt

Licenciado em Engenharia Civil pelo IST em 1975. “Master of Science” em Hidrologia e Recursos Hídricos pela Colorado State University em 1978 e Ph. D. em Engenharia Civil pela mesma universidade em 1984. Grau de Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Técnica de Lisboa em 1986. Agregado pela Universidade Técnica de Lisboa em 1992 e Investigador Coordenador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil em 1994.

Prémio de Investigação concedido pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e Prémio de Investigação Manuel Rocha concedido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Desempenha presentemente as funções de Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura, onde é responsável por disciplinas e projectos de investigação na área científica de ambiente e recursos hídricos.

Foi nomeado, em Maio de 2000, Coordenador Nacional do Programa POLIS que visa a requalificação urbana e a valorização ambiental das cidades.

É membro do Conselho Nacional da Água desde a criação deste órgão em 1994 e foi coordenador europeu dos projectos EUROWATER e WATER 21 do programa de investigação em ambiente da União Europeia. Foi responsável pela preparação do Plano Nacional da Política de Ambiente (PNPA) e apoiou o processo de negociação com Espanha de uma nova convenção sobre recursos hídricos. Exerceu de 1986 a 1989 o cargo de Director-Geral dos Recursos Naturais, do Ministério do Planeamento e Administração do Território e, de 1991 a 1995, as funções de Presidente do Conselho Fiscal da EPAL. Desempenhou também as funções de investigador do LNEC, onde obteve, em 1994, o grau de Investigador Coordenador.

Os interesses profissionais cobrem um largo espectro de temas nos domínios do planeamento e gestão do ambiente e dos recursos hídricos, com especial destaque para as metodologias de formulação e avaliação de políticas. A actividade profissional tem sido desenvolvida essencialmente nas áreas do ensino, investigação e consultoria. Nestas áreas de actividade, é autor ou editor de 8 livros, 30 relatórios técnicos e mais de 100 artigos e comunicações.