Licenciatura em Engenharia Civil Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura
Currículo da Licenciatura

COORDENADOR : Prof. Luís Manuel Calado de Oliveira Martins

Objectivos e Enquadramento

A Engenharia Civil tem como principal finalidade a concepção, projecto e exploração de sistemas que, efectuando o aproveitamento dos recursos naturais, permitam a sua adequada utilização pela população, com especial ênfase na melhoria da sua qualidade de vida. Matérias tão vastas como a Mecânica dos Materiais, Hidráulica e Engenharia de Sistemas, fazem parte da formação do Engenheiro Civil, tornando-o um profissional extremamente polivalente e possibilitando-lhe a actuação em sectores diversificados e, por vezes, até complementares, como sejam a construção de edifícios e pontes, obras hidráulicas e de aproveitamento de recursos hídricos e ambientais, planeamento regional e urbano, infraestruturas e sistemas de transportes.

Historial

O Curso de Engenharia Civil é ministrado no IST desde a sua fundação, em 1911. O plano de estudos progrediu ao longo de várias décadas de funcionamento da licenciatura. Verificou-se no ano lectivo de 1988/89 uma última evolução caracterizada pela introdução do conceito de "perfil". Foi assim possível flexibilizar a estrutura do curso, de modo a viabilizar o acompanhamento da especialização e da procura de mercado.

Condições de Acesso - Ano Lectivo de 2002/2003

Provas de Ingresso - Matemática e Física.

Vagas - 175 alunos.

Classificações Mínimas
Classificação mínima de 10.0 valores (100 pontos) em cada prova de ingresso.
Classificação mínima de 12.0 valores (120 pontos) para a nota de candidatura, calculada com pesos de 50%, quer para a classificação final do ensino secundário, quer para as provas de ingresso (disciplinas específicas).

Estrutura Curricular

No seu aspecto essencial, a estrutura curricular da licenciatura segue o esquema dos restantes cursos do IST. A partir de um tronco comum aos primeiros três anos lectivos, no 4º ano o aluno escolhe um dos perfis, traçando assim a sua área de especialização. A diversidade de opções garante uma formação maleável às exigências actuais da profissão.

Perfil de Estruturas e Construção

    Correspondendo a uma das áreas tradicionais do Engenheiro Civil, pretende-se com o perfil de Estruturas e Construção complementar a sólida base geral do licenciado, tornando-o apto a desenvolver aplicações no domínio do projecto (concepção e dimensionamento) de sistemas estruturais diversos (edifícios, silos, reservatórios, ou pontes) e a intervir no processo da construção (materiais e processos construtivos), organização e gestão de obras, e ainda, construção de edifícios e obras especiais.

Perfil de Hidráulica e Recursos Hídricos

    Este perfil tem como objectivo proporcionar ao Engenheiro Civil uma formação nos principais aspectos relacionados com o meio hídrico. Pretende-se igualmente capacitar o aluno para a resolução técnica dos problemas hidráulicos mais correntes, nomeadamente os que condicionam diferentes tipos de execução de obras, a par da concepção e planeamento de empreendimentos. Ministram-se os conhecimentos que permitirão a avaliação correcta das disponibilidades em quantidade e qualidade de água, das solicitações hidrodinâmicas e outras acções decorrentes da presença de água e da respectiva acção sobre as estruturas ou os espaços físicos em geral, das potencialidades e possibilidades do aproveitamento das águas como factor económico de produção e progresso social e das consequências (impactes) ambientais, quer das obras, quer da utilização da água.

Perfil de Planeamento, Transportes e Gestão

    O perfil de Planeamento, Transportes e Gestão é especialmente interessante para Engenheiros Civis que venham a dedicar-se ao planeamento urbano e regional, assim como aos diferentes sectores de estudo e gestão de transportes. A necessidade premente de desenvolver todo o actual sistema nacional de transportes e da rede de circulação, e naturalmente a procura crescente de profissionais nesta área, justificam uma forte atenção formativa neste importante sector.

Currículo da Licenciatura  

Saídas Profissionais

Perante a atenção dispensada à evolução das necessidades nacionais, tem-se verificado uma procura crescente de profissionais da área da Engenharia Civil, quer para o tecido empresarial (empresas de planeamento, de projecto e de construção) como para a Administração Central, Regional e Local.

Informações Adicionais

Para completar estas informações os interessados deverão contactar:
Secretariado do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura
Telefone: 21 841 84 46/44  Fax: 21 849 76 50
Localização: Pavilhão de Engenharia Civil, piso 2, sala 4.46.
E-Mail: calado@civil.ist.utl.pt / silvia@civil.ist.utl.pt

[Pagina Principal] Anterior

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2002
Copyright © 2002 - Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura - Instituto Superior Técnico
Av. Rovisco Pais
1049-001 Lisboa
Portugal
Tel. +351-21-8418444
Fax +351-21-8497650