Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Diploma de Formação Avançada em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas

Prof. Doutor José Rui Figueira

José Rui Figueira é Professor Associado do IST, no Departamento de Engenharia e Gestão, desde Agosto de 2005. No DEG tem desempenhado as funções de Vice-Presidente para a graduação, responsável pelo acompanhamento do processo de Bolonha e representante dos docentes do departamento na CCCC. Tem uma longa experiência de ensino, tendo sido docente em várias universidades, nomeadamente a Universidade de Évora, ESSEC-Paris e a Universidade de Coimbra, onde entrou em 1997 como Professor Auxiliar, tendo passado a Associado em 2002. Ao longo de mais de 10 anos de experiência de ensino, leccionou disciplinas nas áreas da Investigação Operacional e da Análise de Decisão. Tem vários trabalhos publicados em revistas científicas internacionais, por exemplo, European Journal of Operations Research, Computers & Operations Research, 4OR, Journal of Multi-Criteria Decision Analysis, Omega, Journal of the Operational Research Society, Journal of Mathematical Modelling and Algorithms, European Business Review, Annals of Operations Research e Socio-Economic Planning Sciences. É co-editor de vários números especiais de revistas científicas e co-editor da obra Multiple Criteria Decision Analysis: State of the Art Surveys.   É um membro activo na comunidade internacional em Investigação Operacional, tendo sido membro do júri para a eleição da melhor tese em Investigação Operacional na Europa. É membro do European Working Group (EWG) de Análise Multicritério à Decisão (MCDA) e pertence ao Comité Executivo da Sociedade Internacional de MCDA. Desde 2001 que representa o EWG de MCDA nas Conferências da Association of the European Operations Research Society (EURO). Durante os últimos 10 anos tem participado e coordenado projectos nacionais e internacionais onde se destacam o projecto MONET (financiado pela FCT), as cooperações bilaterais com o LAMSADE (Universidade Paris-Dauphine), o LARODEC (ISG, Universidade de Tunes) e um projecto COST que envolve cerca de 16  reconhecidos centros de investigação Europeus em Análise Multicritério. Actualmente, é membro da direcção do Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST).  No passado foi membro do LAMSADE, INESC-Coimbra e DIMACS. Este último centro de investigação resultou de um projecto de colaboração das Universidades de Princeton e Rutgers, AT&T Labs Research, etc. (consultar: www.dimacs.rutgers.edu). Visitou várias universidades, destacando-se as seguintes, onde as estadas foram de pelo menos um mês, London School of Economics, Universidade Paris-Dauphine, Clemson University, Universidad de Auckland, e Universidade de Rutgers.